Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2007 - 20h19

Nicolas Sarkozy obtém 53,06% dos votos após fim das apurações

Publicidade

da France Presse, em Paris

O novo presidente francês, Nicolas Sarkozy, obteve 53,06% dos votos contra 46,94% para a socialista Ségolène Royal, segundo os resultados definitivos do ministério do Interior (que não inclui os franceses que votaram no exterior).

Philippe Wojazer/Reuters
Conservador Nicolas Sarkozy é eleito presidente da França com 53,06% dos votos
Conservador Nicolas Sarkozy é eleito presidente da França com 53,06% dos votos
O presidente eleito francês, Nicolas Sarkozy, declarou neste domingo perante as 30 mil pessoas reunidas na Place de la Concorde, em Paris, que será o chefe de Estado de "todos os franceses" e não decepcionará aqueles que votaram nele.

"Serei o presidente da República de todos os franceses, sem exceção. (...) Não os trairei, não mentirei, não os decepcionarei", declarou o novo presidente a uma multidão que o aplaudia. Segundo Sarkozy, a vitória só tem sentido se for "a de um país inteiro".

"A França me deu tudo e chegou a hora de eu devolver o que ganhei", declarou. "Esta é a vitória da França e só existe uma França. Esta noite, apenas peço que sejam generosos, tolerantes e fraternos. Peço que estendam sua mão e mostrem a imagem de uma França unida, que não deixará ninguém no caminho", pediu.

Sarkozy, acompanhado por sua esposa Cecilia, prometeu a todos os cidadãos que duvidavam de seus dirigentes "que a política retornou e a fatalidade não faz parte de seu vocabulário".

O novo presidente garantiu que será o chefe de Estado que "combaterá todas as injustiças e dará a todos sua oportunidades, sempre e quando a mereçam, por meio do trabalho".

"Vamos escrever uma nova página na história de nosso país. Sei a enorme responsabilidade que recai sobre meus ombros", assegurou, prometendo lutar sem trégua "pelo pleno emprego, o poder aquisitivo e a identidade da França".

Leia mais
  • França registra participação recorde em segundo turno de eleição
  • Franceses vão às urnas em segundo turno de eleição presidencial
  • Veja as principais propostas do conservador Nicolas Sarkozy
  • Veja as principais propostas da socialista Ségolène Royal
  • Eleição pode decidir destino da esquerda na França, diz especialista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Nicolas Sarkozy
  • Leia cobertura completa sobre a eleição na França

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página