Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 20h29

Visita do papa ao Brasil é destaque em jornais do mundo

Publicidade

da Folha Online

A chegada do papa Bento 16 ao Brasil nesta quarta-feira para uma visita de cinco dias foi noticiada em jornais de todo o mundo hoje. A mídia internacional destaca a tentativa do Vaticano de manter os fiéis da América Latina em um momento em que as discussões sobre o aborto aparecem fortemente em vários países, como o México e o Brasil.

Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online e leia abaixo os destaques de vários jornais sobre a viagem do papa ao Brasil.

"The New York Times"

Com várias reportagens sobre a visita do papa à América Latina o "New York Times" discute a recomendação do papa de excomungar políticos que votarem favoravelmente ao aborto, lembrando o caso do México (que aprovou recentemente uma lei sobre o tema). O jornal afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende encontrar o pontífice em São Paulo mas evitará discutir temas sensíveis como o aborto e o programa anti-Aids do país, que distribui milhões de camisinhas anualmente.

"O Vaticano prometeu que durante sua visita de cinco dias ao Brasil --o mais populoso país católico do mundo-- Bento 16 entregará uma dura mensagem sobre a pobreza e o crime", informa o "New York Times".

O jornal lembra ainda que o papa marcará a canonização do frei Galvão em uma missa no país que deverá atrair mais de 1 milhão de pessoas.

"Washington Post"

O jornal americano destaca em dois pontos da página de entrada de sua versão na internet a chegada do papa Bento 16 ao Brasil. Uma das reportagens afirma que o papa chegará no que é considerado "o coração do catolicismo", a América Latina, enfrentando importantes desafios para manter os fiéis. "Um desafio o aguarda: persuadir os fiéis a permanecer em uma igreja que perde milhares de membros em toda a região todos os dias", afirma o periódico.

O "Post" diz ainda que no Brasil, com o avanço das religiões pentecostais, a população passou de ter 89% de católicos em 1980 para 64% atualmente, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta semana pelo instituto DataFolha.

"Le Monde"

No "Le Monde", um dos maiores jornais da França, a visita do papa ao Brasil aparece como tendo a missão principal de estancar a "hemorragia" de fiéis de uma Igreja Católica "desorientada". O "Monde" destaca a importância da América Latina em número de fiéis para o Vaticano e apresenta, ao mesmo tempo, números do crescimento das igrejas evangélicas e neo-pentecostais no Brasil.

"The Independent"

Este destacado jornal britânico, em sua reportagem sobre a visita do papa Bento 16 ao Brasil, questiona: "É a Teologia da Libertação uma força 'gasta'?".

O jornal explica o movimento e sua ligação com o socialismo e cita a oposição do papa Bento 16 a ele. Para o "Independent", "o socialismo nunca perdeu sua importância na América Latina, onde o capitalismo anda de mãos dadas com o feudalismo no campo, o Exército e a Igreja Católica como uma irresistível máquina de opressão".

O jornal afirma ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é, ele próprio, um "produto" da Teologia da Libertação, e que é amigo e admirador de várias pessoas do movimento.

"El País"

O diário espanhol afirmou que o "papa leva ao Brasil sua oposição ao aborto" em uma das principais manchetes de sua edição digital. A reportagem, além do discussão sobre o aborto no Brasil, apresenta a agenda da visita do papa ao país e afirma que, logo que chegou, Bento 16 "expressou uma afetuosa saudação aos brasileiros e a todos os latino-americanos, e defendeu que a 5ª Conferência do Episcopado Latino-Americano (CELAM) crie as bases para uma nova evangelização".

"El Universal"

No México, o jornal "El Universal" oferece uma galeria de imagens da visita do papa ao Brasil em sua página na internet, assim como várias reportagens sobre o tema. O jornal destaca que o pontífice chega ao país com "a 'defesa da vida' --ou seja, contra o aborto" como missão principal. O "Universal" lembra que existem ao menos três projetos de liberalização do aborto tramitando no Congresso brasileiro que nunca chegam ao estágio de votação.

"Clarín"

O jornal argentino "Clarín" não deu destaque em sua primeira página da edição digital para a chegada do papa ao Brasil, mas trata do tema em várias reportagens internas. Em uma delas, investiga a crise do catolicismo na América Latina e pergunta: "Nos falta clamor missionário?" Em outra, aborda a questão polêmica do aborto, tema recorrente quando é tratada a visita do pontífice ao país.

L'Espresso

A visita de Bento 16 ao Brasil ganhou um destaque na primeira página da edição digital do jornal italiano L'Espresso, que insere o país no contexto da América Latina e não entra em detalhes sobre a agenda do papa. O texto aborda a imigração de latino-americanos para países como os Estados Unidos, e o título é "Papa Bento 16 no Brasil. Mas enquanto os latinos invadem o norte...".

Leia mais
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil
  • Livro reúne histórias dos principais santos venerados no Brasil
  • Livro traz 40 histórias e preces sobre Nossa Senhora
  • Livro traz vida, milagres e devoção a Frei Galvão

    Especial
  • Confira em tempo real a cobertura da visita do papa
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Ford Fiesta Ford Fiesta Confira aqui! A partir de R$ 15.749

    Notebook Notebook LED, HDMI e USB, a partir de 14x de R$ 62,23

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página