Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2000 - 12h28

Filipinas libertam três reféns malaios no sul do país

Publicidade

da Reuters
em Manila (Filipinas)

Tropas do governo filipino libertaram hoje três malaios mantidos reféns por rebeldes muçulmanos no sul das Filipinas, após meia hora de combates, afirmaram autoridades locais.

O major Alberto Gepillano, porta-voz das Forças Armadas, disse que os rebeldes do grupo Abu Sayyaf abandonaram os três reféns depois do choque ocorrido na ilha de Jolo, a 960 quilômetros ao sul de Manila (capital).

Os três não estavam feridos e foram levados para a cidade de Zamboanga, perto do local da libertação.

"Eles estavam com muita fome quando chegaram (à base do Exército)", afirmou Gepillano. "Demos comida para eles antes de levá-los de helicóptero para Zamboanga."

Os reféns haviam sido sequestrados no dia 10 de setembro último de um hotel localizado na ilha de Pandanan, a leste da Província malaia de Sabah, e tinham sido levados até Jolo.

Os rebeldes do Abu Sayyaf ainda mantêm reféns um norte-americano e um filipino. O grupo recebeu milhões de dólares em resgates pela libertação de vários reféns nos últimos três meses. Alguns dos sequestrados escaparam e outros foram libertados.

Os militares filipinos lançaram um ataque contra os rebeldes em Jolo na metade de setembro após vários meses de negociações, ao final dos quais os rebeldes libertaram os reféns em troca de resgates, mas realizaram novos sequestros.

O Abu Sayyaf luta pela criação de um Estado islâmico no sul das Filipinas, país de maioria católica.

Clique aqui para saber mais sobre o sequestro na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página