Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2000 - 14h03

Parlamento sérvio é dissolvido; eleições acontecem em dezembro

Publicidade

da Reuters
em Belgrado (Iugoslávia)

O Parlamento da Sérvia foi oficialmente dissolvido hoje e as eleições antecipadas foram convocadas para 23 de dezembro, segundo um acordo feito entre aliados e rivais políticos do novo presidente da Iugoslávia, Vojislav Kostunica.

Ambas as decisões foram tidas como formalidades depois que o parlamento sérvio aprovou a divisão do poder em um governo transacional, seguido do levante popular no início do mês que depôs o ex-líder do país, Slobodan Milosevic.

Os socialistas seguidores de Milosevic, que dominavam o antigo governo, reconheceram que a queda de seu líder significava que eles não mais poderiam governar a maior república da Iugoslávia, e concordaram na semana passada em dividir o poder e pedir eleições antecipadas.

O presidente sérvio, Milan Milutinovic, disse a repórteres que havia dissolvido o Parlamento na quarta-feira e o porta-voz parlamentar, Dragan Tomic, anunciou a data acordada para as eleições.

Milutinovic desejou sucesso ao novo governo, afirmando que o principal objetivo era manter a paz e a ordem e estabilizar as situações econômica e política da Sérvia, empobrecidas por uma década de conflitos nos Bálcãs e isolamento internacional.

O governo temporário é formado pela Oposição Democrática da Sérvia (DOS, sigla em inglês), que apóia Kostunica, o Partido Socialista e o Movimento de Renovação Sérvia, este último liderado pelo dissidente Vuk Draskovic.

  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página