Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2000 - 19h51

Embaixador dos EUA vê Iugoslávia na ONU "num futuro muito próximo"

Publicidade

da France Presse
em Skopje

A Iugoslávia deverá se juntar às Nações Unidas "num futuro muito próximo", declarou hoje o embaixador dos Estados Unidos na ONU, Richard Holbrooke, em Skopje.

Holbrooke conversou com a imprensa depois de um encontro que ele classificou como "excelente" com o recém-eleito presidente iugoslavo Vojislav Kostunica.

"Para mim, é claro que a Iugoslávia vai se juntar às Nações Unidas, num futuro muito próximo", disse Holbrooke, sem entrar em maiores detalhes.

O lugar da República Federal da Iugoslávia na ONU, que reivindica a herança da antiga federação iugoslava, nunca foi confirmado.

O embaixador americano não escondeu que acredita que a estabilização no Balcãs levará tempo para se concretizar. "Este é o começo de um processo muito complicado, difícil, provavelmente lento, mas eu acredito que, no final das contas, ele levará à completa integração de todo leste europeu numa Europa unificada. E eu acredito que o presidente Kostunica continuará a ter um papel histórico nesse processo", afirmou.

Depois do encontro de quase duas horas, chamado de "muito, muito positivo" por Kostunica, ambos disseram que o acordo de Dayton sobre a paz na Bósnia-Herzegovina, a resolução 1244 da ONU sobre Kosovo e a questão dos prisioneiros de guerra e os desaparecidos sérvios e albaneses depois da guerra do Kosovo também foram abordados.

  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página