Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2000 - 18h53

Fidel visita Venezuela em busca de impulso comercial para Cuba

Publicidade

da Reuters
em Havana (Cuba)

Cuba está perto de conseguir um impulso comercial hoje, quando o presidente Fidel Castro inicia sua visita à Venezuela com o objetivo de estimular a crescente amizade política com o país rico em petróleo e governado pelo presidente populista Hugo Chavez.

Fidel e Chavez, que desdenha o embargo norte-americano de 38 anos à ilha comunista, deverão assinar na segunda-feira (30) um acordo de comércio e cooperação. O acordo permitirá a Cuba receber petróleo bruto e outros produtos em condições favoráveis de financiamento.

"Será um acordo de cooperação total, com um componente de energia", disse Bernardo Alvarez, vice-ministro da Energia. "A cooperação em energia irá além, envolvendo assistência técnica e desenvolvimento conjunto em algumas áreas", disse.

Cuba pretende pagar pelo petróleo venezuelano com uma mistura de produtos, serviços e dinheiro, disse o ministro do Exterior Felipe Perez.

A ilha poderá ainda vender remédios e cimento para a Venezuela. Os países também pretendem ampliar investimentos em turismo e na indústria mineradora.

Atualmente, Cuba importa cerca de 30 mil barris de petróleo da Venezuela por meio de negociadores internacionais.

A viagem de cinco dias de Fidel à Venezuela também deverá aumentar os laços pessoais e políticos entre ele e Chavez, que compartilha do passado "revolucionário" e do estilo populista do presidente cubano.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página