Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2000 - 16h15

Gore promete manter prosperidade econômica recorde nos EUA

Publicidade

da Reuters
em Washington

O democrata Al Gore incentivou os eleitores norte-americanos hoje a escolher seu programa econômico como a melhor maneira de levar adiante a prosperidade recorde dos Estados Unidos. É uma mensagem que ele espera ser a chave para vencer a eleição presidencial de 7 de novembro.

Em entrevista concedida ao programa The Early Show, da "CBS", o atual vice-presidente repetiu sua promessa eleitoral de equilibrar o orçamento e, ao mesmo tempo, reduzir os impostos pagos pela classe média.

Em uma corrida que, segundo a maioria das pesquisas, se encontra estatisticamente empatada, Gore aconselhou os eleitores "a fazer a escolha certa para manter a prosperidade".

Declarando-se excitado com a eleição, Gore prometeu fazer campanha até o dia da votação sempre se baseaando em suas políticas, e não recorrer a ataques contra seu rival, o candidato republicano George W. Bush.

"Vou lutar pelas famílias de classe média. Vou reduzir a dívida nacional. Vou investir em escolas e educação e depois vou limpar o meio ambiente", afirmou.

Após o período de crescimento econômico recorde sob a Presidência de Bill Clinton, os dois candidatos divergem sobre como estender esse crescimento e utilizar os superávits orçamentários projetados.

Bush oferece amplos cortes nos impostos. Embora admita que seu plano vai reduzir em muito os impostos pagos pelos norte-americanos ricos, diz que ele beneficiará todas as famílias dos EUA. Gore pretende beneficiar principalmente as famílias de renda mais baixa.

Muitos analistas políticos acreditam que a proximidade de Gore com a Presidência de Clinton, marcada por escândalos, pode prejudicar sua campanha, e o vice continua a distanciar-se do presidente.

Sem o carisma de Clinton, Gore tem aparecido em desvantagem em relação a Bush, cujo estilo mais informal faz com que os eleitores simpatizem mais com ele, segundo as pesquisas.

"Posso não ser o político mais carismático", reconheceu Gore, "mas vou trabalhar duro todos os dias. Vou lutar pelo cidadão médio e nunca vou decepcionar vocês", acrescentou.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página