Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2000 - 17h45

China aposta em Gore para manter Taiwan e evitar escudo anti-mísseis

Publicidade

Da France Presse
Em Pequim (China)

A China deseja que Al Gore, o candidato democrata, ganhe as eleições presidenciais norte-americanas por receio de que seu rival, George W.Bush, endureça a postura de Washington sobre Taiwan e sobre o projeto de defesa antimísseis (NMD).

O candidato republicano "está convencido de que a China é o principal adversário dos Estados Unidos", asseguram os analistas Jiang Lingfei e Fu Tao, da Universidade da Defesa Nacional, em um artigo publicado em outubro pela imprensa oficial, desfazendo a tentativa de imagem de neutralidade de Pequim.

Se Bush vencer, concentrará seus esforços em frear a China, aproximando-se do Japão, apoiando militarmente Taiwan e lançando o NMD, advertem os especialistas.

Pequim faz de Taiwan a questão chave de suas relações com os EUA. A China considera a ilha como uma província rebelde que deve lhe pertencer de novo, se necessário pela força, e teme que os Estados Unidos estenda sua defesa anti-mísseis até Taiwan.

A vitória pode representar novo perigo para as relações entre os países e conduzir não somente a uma nova Guerra Fria, mas até a uma guerra, segundo os analistas.

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página