Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2000 - 18h41

Bush e Gore tentam conquistar o oeste a uma semana das eleições

Publicidade

da France Presse
em Portland (EUA)

George W. Bush, apresentando-se como aglutinador, e Al Gore, pondo em destaque sua experiência, dedicavam-se hoje à conquista do eleitorado do oeste americano, principalmente na Califórnia, a uma semana das presidenciais.

As pesquisas, que dão uma leve vantagem ao candidato republicano Bush, confirmavam que jamais nos últimos 40 anos a corrida para a Casa Branca foi tão disputada.

Segundo o Washington Post, Bush tem 47% das intenções de voto contra 46% do adversário democrata. A margem de erro da pesquisa é de 3%. Segundo uma enquete USA Today/CNN/ Gallup (cerca de 2% de erro), Bush está com 47% das preferências contra 44%.

Como parte desta campanha o vice-presidente Gore foi hoje ao Oregon, um dos Estados onde a disputa com o candidato verde Ralph Nader poderá lhe custar caro.

Ele deve em seguida ir à Califórnia. Para suceder a Bill Clinton, Al Gore precisa conquistar este Estado, que designa 54 dos 270 "grandes eleitores" necessários para ser eleito presidente.

Se a vitória na Califórnia parecia até então mera formalidade para o democrata, a vantagem de Al Gore passou a cerca de 6 pontos, segundo as últimas pesquisas.

Bush chegou a dizer na noite de ontem perto de Los Angeles: "a grande surpresa é que vou levar a Califórnia".

Gore deve voltar a desafiar o adversário na Flórida (sul), Estado importante e onda há muitos indecisos e que é governado por Jeb Bush, irmão mais novo do governador republicano do Texas.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página