Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2000 - 09h40

Começam investigações sobre acidente aéreo em Taiwan; mortos são 79

Publicidade

da Reuters
em Taipé (Taiwan)

Autoridades começaram hoje a investigar as causas do acidente com o avião da Singapore Airlines, que caiu em chamas matando 79 pessoas e ferindo 85 depois de aparentemente haver colidido com um objeto na pista.

Por volta do meio-dia, as equipes de resgate haviam retirado os últimos corpos e tinham recuperado as caixas pretas em meio aos destroços do Boeing 747-400, que ia de Taipé (capital de Taiwan) para Los Angeles, EUA.

O avião caiu logo depois da meia-noite quando levantava vôo em meio a um tufão.

Os sobreviventes do acidente, um total de cem, narraram os momentos de pânico que viveram. Alguns contaram ter ouvido uma explosão. Logo depois, uma bola de fogo varreu o compartimento interno vindo da cabine dos pilotos.

A aeronave tinha os tanques cheios para enfrentar a longa travessia do Pacífico.

Os parentes das vítimas passaram o dia identificando os corpos, muitos deles bastante queimados.

Os investigadores tentavam descobrir a causa do acidente do avião, que se partiu em três pedaços e pegou fogo.

Entre as teorias, avaliava-se a possibilidade de a aeronave ter se chocado com a roda de um outro veículo na pista de decolagem.

O capitão do avião afirmou à torre de controle que havia batido em "um objeto" quando levantava vôo em meio a ventos e chuva fortes.

Uma autoridade afirmou que os investigadores encontraram uma roda no local que não pertencia ao avião da SIA. Segundo especialistas, eram pequenas as chances de as condições climáticas ou de uma falha mecânica ter provocado o acidente.

A cena lembrava o desastre do dia 25 de julho com o supersônico Concorde nas proximidades de Paris (França), no qual morreram todas as 109 pessoas a bordo mais quatro que se encontravam no solo.

Em um relatório preliminar sobre as causas daquele acidente, afirmou-se que um pedaço de metal jogado na pista pode ter detonado falhas sucessivas no avião, acabando por derrubá-lo logo depois de ele levantar vôo.

Leia mais sobre o acidente com o avião em Taiwan

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página