Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2000 - 13h24

Clinton entra na campanha eleitoral para "salvar" democrata

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

O presidente dos EUA, Bill Clinton, fará hoje uma viagem pela Califórnia para participar de eventos da campanha eleitoral do Partido Democrata. Faltando apenas cinco dias para a realização das eleições presidenciais no país, Clinton busca fortalecer o candidato de seu partido e atual vice-presidente dos EUA, Al Gore.

A Califórnia é o Estado de maior peso político do país. Isso significa que o candidato mais votado nesse Estado conquista 54 votos no colégio eleitoral dos EUA. Já uma vitória no segundo Estado de maior peso (Nova York) vale 33 votos.

Tradicionalmente o Estado da Califórnia tem um eleitorado de orientação mais democrata que republicana. Entretanto, Gore vem apresentando tendência de queda nas pesquisas de intenção de voto nesse colégio eleitoral. A visita de Clinton, portanto, deve sustentar a atual posição de liderança de Gore no Estado.

O presidente dos EUA visitará cidades importantes como Los Angeles, Oakland, San Francisco e San José. Será a primeira vez que Clinton participará da campanha de rua de Gore, já que, até então, ele demonstrou mais empenho em participar de eventos fechados programados para a arrecadação de fundos.

Segundo as últimas pesquisas de opinião, o candidato republicano George W. Bush aparece em primeiro lugar. Na pesquisa da CNN/"USA Today"/Gallup, Bush tem 48% contra 43% de Gore; no levantamento da Zogby/"Reuters"/MSNBC, o republicano tem 46% e o democrata 41%. Parte das informações são das agências internacionais.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página