Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2000 - 18h16

Vice de Gore critica política externa de Bush

Publicidade

da AP
em Greensburg (EUA)

O candidato a vice-presidente dos EUA pelo Partido Democrata, Joseph Lieberman, disse hoje que o republicano George W. Bush não tem experiência para ser presidente nem para tomar "decisões de vida ou morte para as Forças Armadas".

Lieberman insinuou que Bush adotaria uma política externa isolacionista e confiaria excessivamente em seus assessores. "Os presidentes devem tomar decisões sumamente difíceis. A mais difícil é a de enviar homens e mulheres norte-americanos a lugares perigosos. Em última instância, essas decisões não se podem tomar em grupo", disse Lieberman.

"Quando penso na figura solitária no Gabinete Oval (presidencial), pensando em decisões de vida ou morte que podem afetar a segurança de nosso país e a estabilidade de nosso mundo, vejo Al Gore".

Em seu discurso na Universidade de Pittsburgh (no Nordeste dos EUA), Lieberman afirmou que declarações recentes de Bush sobre a retirada de tropas da Bósnia e Iugoslávia são equivocadas. "Este não é o momento de pensar que reina a paz e podemos adotar uma política de indiferença benigna".

"O vice-presidente Gore tem participado de decisões importantes com respeito à política norte-americana na Iugoslávia e é especialista em problemas de controle de armamento", disse ele. "Sua participação em assuntos de política externa durante o último quarto de século significa que estará preparado desde o primeiro dia para conduzir os Estados Unidos no mundo."



  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página