Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2000 - 12h34

Eleição norte-americana testa votação pela Internet

Publicidade

da Reuters
em Chicago

Os Estados Unidos darão, na terça-feira, um pequeno passo em direção ao voto através da Internet, quando cerca de 200 militares escolherão seus candidatos online.

Todos os municípios da Carolina do Sul e alguns do Texas, Flórida e Utah concordaram em participar de um programa piloto que conta com a participação de militares que vivem distantes de seus distritos eleitorais, declarou Polli Brunelli, diretor do Programa Federal de Assistência às Eleições.

Funcionários nesses distritos poderão votar do trabalho ou de suas casas, através de seus computadores pessoais.

Segundo Brunelli, a votação começará no próprio dia da eleição ou quando estiverem disponíveis as cédulas para eleitores ausentes.

Usando a infra-estrutura do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, os eleitores receberão um certificado em disquete que, quando unido a outro similar em seu domicílio eleitoral, possibilitará que ingressem ao sistema e votem.

A Califórnia realizará sua primeira votação pela Internet na próxima semana, no que será provavelmente o maior teste patrocinado pelo governo até hoje.

Eleitores de algumas cidades poderão remeter uma cédula falsa pela Internet durante o pleito de terça-feira, informou Alfie Charles, porta-voz do secretário de Estado Bill Jones.

Charles disse que os softwares de votação dos participantes VoteHere.net, Elections Systems & Software Inc. e Safevote serão avaliados após o teste para ver se seu uso será certificado para futuras eleições.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página