Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2000 - 09h47

Presidente iugoslavo diz ser inevitável colaboração com Tribunal de Haia

Publicidade

da France Presse
em Madri

O presidente iugoslavo, Vojislav Kostunica, declarou, em uma entrevista publicada hoje no jornal espanhol "El País", que uma colaboração entre Belgrado (capital da Iugoslávia) e o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia (Holanda) é algo inevitável.

"Acho que vai ser inevitável que tenhamos algum tipo de cooperação com o tribunal de Haia", declarou Kostunica ao jornal, sem dizer a natureza dessa colaboração.

"Continuo achando que, na questão da guerra da Iugoslávia, o tribunal de Haia demonstrou uma certa distorção; mas também é certo que o tribunal é consequência dos acordos de Dayton e que Milosevic os assinou", disse ele.

Kostunica também reafirmou que o ex-presidente Slobodan Milosevic deve responder por seus atos diante do povo sérvio. "Sem dúvida, é inevitável que Milosevic assuma responsabilidades. Começou a fazê-lo quando perdeu o poder. Mas também terá de fazê-lo por tentar negar a vontade do povo sérvio depois das eleições de 23 de setembro. E, para mim, é prioritário que responda ante o povo sérvio".

"O destino de Milosevic não está entre minhas prioridades atuais", declarou, mostrando-se partidário de reforçar primeiro as instituições iugoslavas e a estabilidade do Estado.


  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página