Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2000 - 10h01

Estado de Washington é estratégico para democratas nos EUA

Publicidade

da Reuters
em Everett (EUA)

O segundo distrito do Estado de Washington é uma bucólica faixa de terra com fazendas de tulipas, bases da Marinha e fábricas de aviões da Boeing Corp. Também é o local que determinará se os democratas poderão ganhar as sete cadeiras que precisam para retomar a maioria no Congresso.

No distrito, que vai de Seattle (capital do Estado) até a fronteira com o Canadá, o deputado republicano Jack Metcalf tenta manter seu cargo. Seu colega de partido John Koster, criador de gado leiteiro, concorre cabeça a cabeça contra o político local democrata Rick Larsen, em um distrito que apoiou Bill Clinton nas duas últimas eleições presidenciais com ampla margem de vantagem sobre os republicanos.

As idéias dos candidatos refletem as de seus partidos. Assim como o republicano George W. Bush, Koster, 49, defende o enxugamento da máquina estatal, o corte de impostos e o estabelecimento de contas privadas no Seguro Social.

"Acho que o trabalho do governo federal é ajudar as pessoas a resolverem seus problemas, ajudá-las em suas vidas, não viver por elas", disse Koster.

Larsen, 35, apóia a plataforma de Al Gore de baixar o déficit nacional, oferecer cortes de impostos limitados e criar um sistema médico específico para idosos. "Tento me preocupar mais com os problemas do que com ideologia", disse Larsen.

Os candidatos também divergem em pontos da política local. Mas a maior diferença é em relação ao aborto, tema importante na corrida presidencial. Koster, radicalmente contra, e Larsen, mais favorável à idéia, usam justamente o aborto para tentar conseguir votos.

O desempenho de Koster nas primárias surpreendeu muitos democratas. Fez uma campanha excelente, apesar de ter conseguido metade da verba obtida por Larsen (US$ 770 mil contra US$ 1,3 milhão em outubro).

A imprensa local também se dividiu. Larsen tem o apoio do "Seattle Times", jornal que criticou muito o desempenho de Koster como deputado regional. "Koster promove um movimento separatista em seu próprio distrito, tenta transformar em lei seu desgosto pelo homossexualismo e pelo aborto", escreveu o jornal.

Mas o "Everett Herald", jornal mais importante da cidade de Everett, apoiou Koster, dizendo que seu estilo caipira e sua honestidade poderiam ajudá-lo a vencer divisões partidárias. "Koster traz uma formação diferente, que está longe da carreira de um político", diz o jornal.



  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página