Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2000 - 16h50

Bush e Gore entram na reta final praticamente empatados

Publicidade

da AP
em Orlando (Flórida, EUA)

A menos de 24 horas das eleições presidenciais norte-americanas, o vice-presidente Al Gore e o governador do Texas George W. Bush estão hoje praticamente empatados nas pesquisas de opinião.

Ao deixar a Flórida pela última vez antes do pleito, Bush disse hoje aos jornalistas: "Tratamos das bases da vitória, embora dependa de nós fazer com que as pessoas saiam para votar."

Bush acrescentou que estava "emocionado" a poucas horas do início da votação. "Confio no povo, confio em que ouviram nossa mensagem e acho que amanhã será um bom dia. As pessoas têm que ir votar, meus partidários devem assegurar-se de que todos vão votar", disse

Karl Rove, estrategista do governador do Texas, disse hoje à rede de televisão NBC que os republicanos se dedicaram nos últimos dez dias a estimular a ida às urnas, tendo dado 70 milhões de telefonemas, além de enviar 110 milhões de cartões com o mesmo fim e mobilizar 243 mil voluntários em 28 Estados altamente competitivos.

Gore foi hoje com sua mulher, Tipper, às principais redes de televisão e fará campanha ininterruptamente nas últimas 24 horas antes de serem abertas a urnas.

"São vocês que farão a diferença nesta corrida", disse o vice-presidente ao chegar, esta madrugada, ao aeroporto de Waterloo, em Iowa.

A apertada disputa, acrescentou, significa que o comparecimento às urnas e a atividade dos voluntários serão pontos-chaves.

"Mais uma vez, está nas mãos de vocês e sei que está em boas mãos", disse Gore, dirigindo-se aos eleitores. "Quero que reservem parte de sua energia para levar seus vizinhos às urnas e também para que convençam a todos os indecisos que encontrarem nas últimas 24 horas, já que essa disputa é muito acirrada", disse.

Tipper Gore disse esta manhã na rede de televisão CBS que um voto para seu marido "é a última e a melhor esperança para todos".

"Assim, desejo que com pareçam à urnas para votar nele, porque dessa forma teremos um presidente com experiência em política externa e decidido a manter o crescimento econômico", disse a mulher de Gore.

Mais tarde, o vice-presidente foi cumprimentar operários que chegavam a uma fábrica de equipamento agrícola. Depois, iria aos estados de Missouri, Michigan e Flórida antes de viajar amanhã para seu Estado natal, o Tennessee, para votar e esperar o resultado das eleições.

Bush passou a noite em Orlando, depois de visitar cinco outras cidades da Flórida. Hoje de manhã, o governador do Texas foi ao Tennessee, a Wisconsin, Iowa e Arkansas, antes de voltar para sua casa, em Austin, no Texas.

A Flórida é um Estado crucial para Bush e as pesquisas de opinião continuam indicando que os dois candidatos estão praticamente igualados nesse Estado.

O candidato republicano atraiu um numeroso e entusiasmado público em seus últimos comícios da Flórida.

Em uma disputa tão apertada como essa, o último lugar visitado por um candidato pode ser crucial, comentou o principal estrategista de Bush, Karl Rove.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página