Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2000 - 12h27

Bush espera resultado das urnas no Texas

Publicidade

da Reuters
de Austin, (EUA)

O candidato republicano à Presidência dos EUA, George W. Bush, afirmou que sentia "algo no ar" ao retornar para casa, no Texas, a fim de aguardar pela veredicto das urnas na terça-feira (7).

Após quase 17 meses de campanha, o candidato George W. Bush, 54, filho do ex-presidente George Bush, terminou sua jornada na segunda-feira à noite onde a havia iniciado, em Austin, capital do Estado do qual é governador.

Depois de um longo dia de comícios nos Estados de Iowa, Tennessee, Wisconsin e Arkansas, o republicano ofereceu uma despedida emocionada para sua equipe, a família deles e seus amigos ao pousar no aeroporto de Austin.

Bush mantém uma pequena vantagem nacionalmente, mas não conseguiu garantir os 270 votos necessários para a vitória no Colégio Eleitoral. Os norte-americanos não elegem seu presidente de forma direta.

Hoje, os Estados escolhem os representantes que serão enviados ao Colégio Eleitoral, órgão responsável pela nomeação formal do presidente. O candidato que vence no Estado fica com todos os delegados daquele Estado.

Bush apelou para seus eleitores que comparecessem às urnas na terça-feira, afirmando que "há muito trabalho para ser feito". O voto não é obrigatório nos EUA.

"Se as pessoas fizerem o que acho que irão fazer, vocês estão olhando para o próximo presidente dos EUA'', disse o republicano em meio a palmas e gritos de apoio.

"Estou me sentindo ótimo", declarou Bush. "Colocamos todas as nossas energias nessa campanha. Cruzamos a linha de chegada em meio a um arranque final."

As declarações do governador do Texas faziam alusão à Califórnia, o Estado que envia o maior número de representantes para o Colégio Eleitoral, 54. O comitê de campanha de Bush insiste que o candidato fez importantes avanços ali nas últimas semanas.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página