Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2000 - 12h53

Primeira-dama dos EUA aguarda resultado de eleição ao Senado

Publicidade

da Reuters
Nova York (EUA)

Tudo parece ter chegado ao fim, menos o clima de inimizade entre a primeira-dama dos EUA, Hillary Rodham Clinton, e o republicano Rick Lazio, candidatos ao Senado pelo Estado de Nova York (Costa Leste).

Após uma campanha que consumiu grandes somas de dinheiro em quase 18 meses, Hillary fará história se, hoje à noite se tornar a primeira mulher de um presidente norte-americano a ser eleita, ou será relegada a uma nota de pé de página como a primeira mulher de um presidente norte-americano a concorrer em uma eleição.

Depois de passarem o último dia de campanha cruzando o estado em comícios e outros eventos, os candidatos retornaram para suas casas _ Hillary para Chappaqua, norte da cidade de Nova York, e Lazio para Brighwaters, em Long Island, onde votaram hoje de manhã.

Então será apenas uma questão de horas até que surja o resultado final da dura batalha travada por eles. A disputa mais popular do país para o Senador é também um embate estratégico para as pretensões de ambos os partidos de controlar a câmara alta do Congresso.

Hillary e Lazio devem passar a noite após a eleição em suas respectivas sedes de campanha, em Manhattan, Nova York, onde cada um prepara a comemoração de sua vitória.

Uma pesquisa divulgada pelo Marist Institute for Public Opinion afirmou que Hillary liderava a disputa com 49% dos votos contra 45% para Lazio. Uma outra pesquisa, da Universidade Quinnipiac, mostrava a primeira-dama com uma vantagem de 12% percentuais, 51% para Hillary contra 39% para Lazio.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página