Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2000 - 10h11

A decepção acaba com a festa em Austin (EUA)

Publicidade


da France Presse
em Austin

As incógnitas reinavam no amanhecer de hoje em Austin depois do anúncio, posteriormente corrigido, da vitória do candidato republicano George W Bush e na capital de Texas a única certeza é que a festa acabou.

Milhares de simpatizantes ouviram o diretor de campanha de Bush, Don Evans, declarar que continuava confiante na vitória. "Ainda estão contando os votos, mas vamos vencer", afirmou.

Quase duas horas depois que as emissoras de televisão anunciaram a
disputada vitória, Bush preferiu continuar sem fazer declarações. E, em um fato sem precedentes, seu adversário, o democrata Al Gore, telefonou-lhe para dizer que não reconheceria sua vitória antes de uma nova contagem dos votos no Estado da Flórida.

Bush, cuja aparição em público era anunciada iminente por seus assessores, isolou-se em sua residência sem deixar transparecer informações sobre suas atividades.

Os partidários de Bush passaram da decepção do início da noite para
posterior explosão de alegria, mas, na manhã de hoje, estavam divididos entre a contrariedade e decepção.

Enquanto abandonavam em massa o centro da capital do Texas, onde ocorreria a "festa da vitória", o anúncio do triunfo de Bush, feito às 1h20 locais (5h20 de Brasília), desatou uma imensa festa entre os simpatizantes e militantes que passaram uma noite de incógnitas sob um frio glacial.

No entanto, a festa foi adiada para o fim da nova contagem na Flórida, que será decisiva para a disputa presidencial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página