Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2000 - 11h35

Eleição nos EUA vira tormento para redes de TV do país

Publicidade

da Reuters
Washington (EUA)

A eleição presidencial norte-americana, a mais acirrada dos últimos 40 anos, transformou-se em um verdadeiro pesadelo para os meios de comunicação do país, que anunciaram prematuramente a vitória do republicano George W. Bush sobre o democrata Al Gore.

As maiores redes de TV dos EUA esperaram até cerca de 2h20 (horário da Costa Leste dos EUA, 5h20 em Brasília) para anunciar o resultado, mas vários jornais já tinham começado a ser impressos com a manchete "Bush Vence". Vários líderes mundiais chegaram a telefonar para o republicano a fim de parabenizá-lo pela vitória.

Mas então, após uma hora à espera de que Gore aceitasse a derrota e vendo a distância que separava os dois candidatos encolher, os âncoras de TV começaram a mostrar-se visivelmente preocupados.

Pouco antes das 4h (horário da Costa Leste, 7h em Brasília) assessores do vice-presidente Gore disseram que ele havia telefonado para Bush a fim de retirar os cumprimentos feitos pouco antes, fazendo com que as emissoras de TV revisassem suas projeções e passassem a dizer que a apuração mostrava-se muito acirrada para que um resultado pudesse ser anunciado.

A diferença entre os dois candidatos ficou em algumas centenas de votos em um universo de 6 milhões de eleitores.

O problema nasceu dos resultados muito próximos verificados no estado da Flórida, neste ponto decisivo para a vitória de qualquer um dos candidatos. Os votos ali devem ser recontados.

Os republicanos já haviam na terça-feira criticado as redes de TV por terem projetado a vitória de Gore cerca de uma hora antes do fechamento das urnas no estado.

As redes, entre elas a CBS, ABC, NBC e CNN, retrataram-se dessas previsões depois de Gore ter-se recusado a reconhecer a derrota e de os resultados confirmarem que elas podiam estar enganadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página