Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2000 - 17h48

Itália faz piada com bagunça em eleição norte-americana

Publicidade

da Reuters
em Roma

Os italianos, alvos frequentes de piadas sobre cenários políticos caóticos e governos caindo como folhas no outono, saborearam uma doce vingança hoje, quando puderam dar risadas com o fiasco da eleição presidencial norte-americana.

"Um dia como uma República das Bananas" foi a manchete do jornal "La Repubblica", de Roma.

Os italianos estão acostumados com confusões após as eleições, tendo sido registrados no país casos de perda de urnas, trocas de votos, pesquisas de boca de urna erradas e mortos que constam da lista de eleitores. Mas eles nunca esperavam que isso acontecesse nos EUA.

Os editoriais das publicações expressavam surpresa.

"A eleição levou os EUA para o mundo do surreal...", disse o "La Repubblica".

"Após transcorridas 48 horas da votação, o país mais poderoso da Terra ainda não sabe dizer a seus cidadãos e ao mundo quem é o 43º presidente dos EUA", disse o Il Messaggero.

O jornal La Stampa trazia em sua primeira página a foto de um homem parecendo estar confuso e segurando quatro edições completamente diferentes de um mesmo jornal.

O diário afirmou ser um fato preocupante ver um país como os EUA imerso ``em um tipo de surpreendente suspensão do tempo''.

Era a vez de a Itália fazer piada com o fiasco eleitoral dos outros. "Numa noite dessas, quando fui a um restaurante em Santa Monica, havia um presidente -Clinton. Quando pedi a pizza, havia outro- Gore.

Quando paguei a conta, havia outro -Bush. E quando saí do restaurante não havia mais presidente nenhum, porque Bill agora é marido de uma senadora de Nova York", escreveu a colunista Bepe Severgnini, do Corriere della Sera.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página