Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2000 - 19h11

Gore estuda possibilidade de iniciar batalha jurídica

Publicidade

da Reuters
em Nashville (Tennessee, EUA)

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Al Gore está estudando o que fazer quanto às suspeitas de irregularidade na eleição na Flórida enquanto espera os resultados da recontagem dos votos no Estado.

De uma suíte de hotel perto de seu comitê em Nashville, Gore ficou em contato com sua recém-formada equipe jurídica na Flórida, liderada pelo ex-secretário de Estado Warren Christopher.

Na Flórida, o chefe da campanha, William Daley, disse à CNN: "Vamos encontrar os advogados hoje e tentar decidir o que fazer."

"Nós não excluímos nenhuma possibilidade", disse o porta-voz de Gore, Chris Lehane. Outros assessores disseram que os advogados estavam se preparando para uma batalha legal.

Uma das maiores reclamações é quanto à diagramação da cédula usada na região de Palm Beach, que, segundo os democratas, fez milhares de eleitores de Gore votarem em Pat Buchanan por engano.

Buchanan teve 3.407 votos no condado de Palm Beach, uma das suas mais expressivas eleições no Estado, e outros 19 mil votos foram anulados por terem sido marcados duas vezes.

Ontem, um grupo de moradores do condado de Palm Beach entraram com uma ação pedindo uma nova votação, alegando que a cédula era confusa.

Assessores de Gore afirmaram que, se a Flórida, governada pelo irmão de Bush, Jeb, decretar a vitória de Bush hoje, o democrata pretende não aceitá-la e ir em frente com as denúncias.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página