Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2000 - 19h20

Campanha de Gore pede atenção total da Justiça em recontagem

Publicidade

da Reuters
em Tallahassee (EUA)

O comando da campanha do candidato democrata a presidente dos Estados Unidos, Al Gore, afirmou hoje que a recontagem de votos na Flórida precisa de "atenção total" e condenou o republicano George W. Bush por ter declarado vitória prematuramente.

O diretor da campanha democrata, William Daley, disse em entrevista coletiva que o sistema legal deveria investigar o condado de Palm Beach, onde mais de 19 mil votos foram anulados. Os eleitores disseram que ficaram confusos com o modelo de cédula.

"Acredito que suas tentativas de se coroarem vitoriosos de maneira presunçosa fomentam o risco de dividir o povo norte-americano e de criar um senso de confusão", afirmou.

Daley disse que, se a vitória de Bush for oficialmente confirmada, Gore respeitará o resultado.

Mas afirmou: "Declarações arrojadas que não são baseadas na vontade do povo ameaçam a ordem da transição de poder".

"Pela diferença destes votos ser maior do que a verificada entre o governador Bush e o vice-presidente Al Gore, acreditamos que o caso merece total atenção das cortes da Flórida e dos cidadãos preocupados em todo nosso país", disse Daley.

Ele também afirmou que a campanha de Gore solicitará a recontagem manual em quatro condados da Flórida, incluindo Palm Beach.

A conclusão da recontagem dos 6 milhões de votos deve acontecer ainda na quinta-feira. A medida foi tomada porque a diferença de votos entre Gore e Bush foi muito pequena na Flórida.

O resultado geral da eleição presidencial depende do resultado na Flórida, mas Daley disse que o processo não deverá terminar hoje.

Segundo ele, mais de 100 milhões de norte-americanos votaram na terça-feira (7), e a maioria escolheu Gore.

"Aqui na Flórida parece muito provável que mais eleitores foram às urnas acreditando que votaram em Gore do que em Bush", disse.

"Se a vontade do povo prevalecer, então Al Gore deveria vencer na Flórida e se tornar nosso próximo presidente", acrescentou.

Daley sustenta que o formato da cédula em Palm Beach confundiu os eleitores. Muitos teriam votado por engano em Pat Buchanan, quando na verdade pretendiam apoiar Gore.

"(Não há) outra explicação para os 3,4 mil votos de Buchanan -algo três vezes maior do que ele conseguiu em qualquer outro condado e dez vezes maior que o número de reformistas", disse Daley. "Isso parece implausível."

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página