Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2000 - 20h10

Recontagem pode terminar hoje, mas EUA continuarão sem presidente

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

Faltando apenas quatro condados para o término da recontagem dos votos no Estado da Flórida, a diferença entre os dois candidatos continua diminuindo. Agora, os 1.805 votos que separavam o republicano George W. Bush do democrata Al Gore no Estado somam apenas 359 votos.

Segundo os números divulgados pela CNN, depois de apuradas as urnas de 63 dos 67 condados da Flórida, Bush tem 2.909.719 votos, contra 2.909.360 de Gore.

Mesmo que a recontagem dos votos termine hoje _há previsão de que o resultado seja divulgado às 20h30 (horário de Brasília)_, os Estados Unidos não terão um nome definido para apresentar como o novo presidente do país.

Depois dos problemas com as cédulas e a anulação de 19 mil votos na Flórida, pelo menos três cidadãos norte-americanos entraram na Justiça pedindo que o resultado no Estado seja cancelado e que uma nova votação defina qual candidato deve receber os 25 votos do Colégio Eleitoral.

Gore também afirmou hoje, por meio de sua assessoria de imprensa, que caso seja confirmada a vitória de Bush na Flórida, ele não a aceitará e entrará com um processo para pedir uma nova verificação dos votos no Estado.

O reverendo Jesse Jackson também se queixou das irregularidades na votação para a escolha do presidente dos EUA ocorrida em Palm Beach (Flórida).

Palm Beach, reduto democrata, se converteu no centro de uma batalha legal pelos votos da Flórida, que são objeto de uma nova recontagem e cujos 25 votos são decisivos para apontar o novo presidente dos Estados Unidos.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página