Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 10h15

Bush está na frente por 327 votos na Flórida

Publicidade

da France Presse
em Tallahassee (EUA)

O candidato republicano à Presidência dos EUA, George W Bush, estava na frente do democrata Al Gore na manhã de hoje com 327 votos a mais que seu adversário nos 67 condados da Flórida, de acordo com a recontagem dos votos da eleição presidencial norte-americana no Estado, segundo anunciou a CNN.

As estatísticas oficiais mostram que Bush conseguiu 1.784 votos a mais do que seu adversário democrata em 53 condados deste Estado do Sudeste. Falta ainda contar os votos dos norte-americanos da Flórida que votaram no exterior.

Segundo a lei em vigor no Estado, "os boletins vindos do estrangeiro deverão ser contados nos dez dias depois da data da eleição (que aconteceu no último dia 7)", disse ontem a secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris.

"A data limite foi fixada como 17 de novembro", disse ela, deixando implícito que nenhum resultado oficial pode ser anunciado antes desse dia.

Palm Beach
Uma nova contagem, que deve ser feita por máquinas e manualmente em algumas pequenas regiões, está marcada para amanhã no condado de Palm Beach, principal local de problemas desta eleição. Há previsões de que milhares de votos concedidos ao candidato do Partido da Reforma, Pat Buchanan, eram, na verdade, endereçados ao democrata Al Gore. O engano teria sido consequência de cédulas que causaram confusão no eleitorado.

De acordo com os dados divulgados na terça-feira (7), o vice-presidente, Al Gore, tem 260 votos no colégio eleitoral dos 270 necessários para ser eleito presidente. O governador do Texas, George W Bush, está com 246. Por isso, a Flórida, com seus 25 votos, é decisiva para a confirmação do futuro presidente.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página