Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 17h06

OSCE oferece ajuda para monitorar eleição dos EUA

Publicidade

da Reuters
em Copenhague (Dinamarca)

A OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), uma organização multinacional cujo objetivo é monitorar eleições em países problemáticos, está preocupada com a eleição presidencial dos EUA, disse a agência de notícias dinamarquesa Ritzau hoje.

"Estamos preocupados com o desenvolvimento (das eleições) nos Estados Unidos e estamos de olho'', disse Hrair Balian, chefe da seção eleitoral do Escritório para as Instituições Democráticas e de Direitos Humanos da OSCE."

A OSCE, que abrange 55 países, entre eles os EUA e o Canadá, pode por iniciativa própria oferecer conselhos em eleições democráticas, mas geralmente é convidada para monitorar as apurações.

A campanha do republicano George W. Bush declarou a vitória do candidato hoje, mas o democrata Al Gore diz que a eleição presidencial nos EUA ainda não acabou.

Balian disse que a OSCE deve oferecer seus especialistas para autoridades norte-americanas se achar que isso pode ajudar, mas disse esperar que o bom funcionamento do sistema legal norte-americano solucione o problema.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página