Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 18h37

Norte-americanos querem que resultado saia até o dia 17

Publicidade

da Reuters
em Washington

Os norte-americanos vão esperar com paciência até o final da recontagem dos votos na Flórida, mas provavelmente não vão tolerar outro atraso e especialmente batalhas legais na resolução da eleição presidencial, afirmaram analistas hoje.

"As pessoas definitivamente vão esperar até o final da contagem dos votos do exterior na Flórida. Mas, se o caso chegar aos tribunais, a maioria dos norte-americanos achará que já fomos longe demais com isso", disse Chris Lapetina, democrata que faz pesquisas de opinião e presta consultoria política.

O prazo final para a chegada dos votos à Flórida é 17 de novembro. O republicano George W. Bush está 327 à frente do democrata Al Gore, de acordo com números extra-oficiais. O resultado na Flórida determinará quem será o novo presidente.

"Os norte-americanos parecem entender que algumas vezes as regras são injustas e que algumas vezes os caras errados ganham, mas é preciso viver de acordo com elas", disse Lapetina.

Editoriais de jornais já estão alertando sobre a possibilidade de uma batalha jurídica, algo que irritaria a população.

"Quero que Gore ganhe esta eleição, mas, mais do que isso, quero que alguém vença esta eleição", disse o senador democrata Robert Torricelli.

"Eu pediria para Gore e Bush pensarem no país -a continuidade do governo, sua estabilidade", afirmou.

O jornal Detroit News escreveu: "Pela segurança da nação, o vice-presidente Al Gore precisa pedir mudanças legais nos resultados da eleição na Flórida. Pela segurança da democracia, Al Gore precisa dizer aos seus militantes que eles precisam conviver com a derrota, se ela acontecer".

Diversas ações foram impetradas para contestar o formato da cédula no condado de Palm Beach. Segundo eleitores e democratas, muitos votos foram dados por engano a Pat Buchanan, quando a real intenção era escolher Al Gore.

"Bush tem sido arrogante, não esperou pelo resultado final antes de se declarar vencedor e começar a trabalhar na transição", disse Joanne Ciullo, da Escola Jepson de Estudos de Liderança da Universidade de Richmond.

"Gore foi arrogante ao ameaçar ir à Justiça antes de saber os resultados. A consequência é que metade do eleitorado terá um final feliz, mas com um gosto ruim na boca. A outra metade ficará infeliz, com um gosto ruim na boca", disse Ciullo.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página