Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2000 - 08h20

Eleição 2000 nos EUA parece uma reedição do pleito de 1876

Publicidade

da France Presse
em Washington

A eleição presidencial realizada na terça-feira passada (07) nos Estados Unidos, que até o momento não tem um vencedor, parece uma reedição do pleito de 1876, quando o país esperou quatro meses para saber o nome do presidente eleito.

Em 1876, o então presidente no cargo, Ulysses Grant, concluía dois mandatos consecutivos marcados por escândalos, exatamente como ocorreu com Bill Clinton, e o vencedor foi o governador republicano Rutherford Hayes, que derrotou no Colégio Eleitoral o democrata Samuel Tilden, apesar de perder por 250.000 votos na eleição direta nacional.

Na atual eleição, o governador republicano do Texas, George W. Bush, deve vencer na Flórida, conquistando a maioria no Colégio Eleitoral, mesmo perdendo para o democrata Al Gore na votação direta nacional.

Os observadores do século 19, como os de hoje, advertiram para o perigo de uma presidência debilitada por uma eleição tão polêmica, e no final das contas, o mandato de Heyes "foi deplorável", segundo Rogan Kersh, professor de ciências políticas da Universidade de Syracuse (Estado de Nova York).

Na eleição de 1876, os resultados na Flórida, Carolina do Sul e Louisiana foram questionados e apesar da aparente vitória de Tilden na Flórida e na Louisiana, as comissões eleitorais estaduais anularam vários votos e deram a vitória a Hayes. Os democratas se queixaram de fraude.

Em meio a polêmica, os Estados Unidos chegaram ao ano de 1877 sem um novo presidente e o Congresso decidiu criar uma comissão, integrada por republicanos e democratas, para decidir a questão.

A presidência da comissão foi entregue a um juiz da Suprema Corte, que renunciou a tarefa e foi substituído por um republicano. Em seguida, cada membro da comissão votou segundo a sua orientação partidária, o que "empatou" a decisão. Finalmente, o substituto republicano na presidência da comissão decidiu a questão a favor de Hayes.

Os democratas ameaçaram obstruir a comissão, mas finalmente cederam em troca de várias concessões e em 2 de março de 1877, dois dias antes do fim do mandato de Grant, a comissão declarou Hayes o vencedor.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página