Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2000 - 13h19

Lieberman quer adiar data-imite para entrega de resultados da Flórida

Publicidade

da France Presse
em Washington

O candidato democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, Joe Lieberman, disse hoje que seria "muito arbitrário" manter amanhã como data-limite para que os condados da Flórida entreguem seus resultados definitivos, considerando que está sendo feita uma recontagem manual de votos.

"Não acho que esta possa ser a data, seria chocante e afetaria a legitimidade do próximo presidente, seria muito arbitrário", declarou Lieberman à rede ABC.

Amanhã é a data-limite para que todos os condados da Flórida enviem às autoridades eleitorais do Estado os resultados "certificados" de sua nova contagem de votos.

Lieberman fez estas declarações quando esta segunda-feira se inicia uma audiência em um tribunal federal da Flórida sobre um recurso apresentado pelos republicanos, que exige o bloqueio das recontagens manuais reclamadas pelos democratas em alguns condados da Flórida.

Interrogado sobre um eventual recurso judicial para evitar a manutenção da data limite por parte das autoridades da Flórida, Lieberman respondeu que "não creio que se tenha tomado uma decisão sobre o assunto. Quero repetir isto: nosso comitê de campanha não foi à corte e a campanha de Bush sim".

"Seja quem for o ganhador, e espero que sejamos (o candidato democrata) Al Gore e eu, acho que será de suma importância que o partido contrário esteja representado no Governo e que sejam traçadas as linhas partidárias no Congresso", adiantou Lieberman.

A chave da eleição presidencial norte-americana está no resultado da recontagem de votos na Flórida, que tem 25 grandes eleitores no Colégio Eleitoral.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página