Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2000 - 17h22

Presidente do Brasil entregará documentos originais de Bolívar

Publicidade

da France Presse
no Panamá

O presidente de Brasil, Fernando Henrique Cardoso, entregará no próximo 17 de novembro à colega panamenha, Mireya Moscoso, as atas originais do Congresso de 22 de junho de 1826, promovido pelo libertador Simón Bolívar.

Segundo o ministro das Relações Exteriores do Panamá, José Alemán, durante a 10° Reunião de cúpula Ibero-Americana de Chefes de Governo e de Estado que se realizará no Panamá nos dias 17 e 18 de novembro, os documentos serão depositados em urna especial doada pela União Européia.

As atas do Congresso, promovido por Simón Bolívar em território panamenho entre os países libertados da Espanha, serão levadas ao Museu Bolívar, localizado no antigo Convento de San Francisco, onde foi realizado.

O Congreso Anfictiônico, promovido por Bolívar, que tratou de afiançar a independência da Espanha inspirava-se na igualdade jurídica dos Estados, na paz com a Espanha e na reforma social das nações nascentes.

Um total de 23 chefes de Estado e de Governo da América Latina, Espanha e Portugal já confirmaram presença na reunião de cúpula dedicada à infância. Já confirmaram presença os presidentes de Cuba, Fidel Castro; do Peru, Alberto Fujimori; da Venezuela, Hugo Chávez, e o chefe do governo espanhol, José María Aznar; 2.000 agentes ficarão encarregados da segurança.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página