Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2000 - 11h40

Condado da Flórida rejeita recontagem manual pedida por democratas

Publicidade

da France Presse
em Tallahassee (EUA)

O condado Broward, da Flórida, rejeitou uma recontagem manual completa dos votos emitidos nestas eleições presidenciais norte-americanas, após realizar uma amostragem que revelou apenas quatro votos de diferença, assinalaram autoridades locais.

Os republicanos se mostraram satisfeitos com a decisão, enquanto os democratas indicaram que apelariam hoje em um tribunal do condado.

Broward, ao norte de Miami, um dos quatro condados em que o Partido Democrata solicitou recontagem manual dos votos, votou massivamente em Al Gore, que recebeu 356.518 votos, contra 177.279 para o candidato republicano e governador do Texas, George W. Bush.

Uma comissão eleitoral de três membros decidiu ontem, por dois votos a um, rejeitar a solicitação democrata, depois de analisar uma amostragem de 4.000 cédulas - menos de 1% dos votos do condado. Os votos para Bush permaneceram inalterados na amostragem.

A comissão eleitoral atribuiu a diferença a erros dos eleitores mais do que a erros do sistema de informática, e argumentou que não havia provas suficientes de erros na apuração que permitissem uma recontagem manual.

A notícia representou um golpe nos democratas, que tentam reverter a decisão da secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, de manter as 17h locais (20h de Brasília) de hoje como prazo para a apresentação do resultado da recontagem dos votos nos condados.

"Trata-se realmente de uma tentativa, por parte do gabinete da secretária de Estado, de roubar esta eleição", disse Peter Deutsh, legislador democrata do Estado. Os democratas acreditam que a recontagem manual em alguns condados da Flórida - considerados redutos democrata - poderia reverter em favor de Gore a vantagem de apenas centenas de votos de Bush no Estado.

Os republicanos ameaçaram solicitar a recontagem manual em vários Estados, se Gore não aceitar os resultados da Flórida, que deverão ser conhecidos após a contagem dos votos do exterior pelo correio, na próxima sexta-feira (17).

O resultado das eleições na Flórida será determinante para apontar o novo presidente dos Estados Unidos, pois o estado conta com 25 votos no Colégio Eleitoral, de 538 delegados. Gore conseguiu 262 votos no colégio eleitoral e Bush, 246. É necessário um mínimo de 270 votos no Colégio, que se reúne no próximo dia 18 de dezembro para escolher o sucessor de Bill Clinton.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página