Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2000 - 17h11

Para 44% dos norte-americanos Bush deve ser o novo presidente

Publicidade

da France Presse
em Washingon

Os norte-americanos estão divididos quanto à crise eleitoral que afeta o país. Enquanto 44% acham que o candidato republicano George Bush é o vencedor da eleição, 40% consideram que o democrata Al Gore, que obteve mais votos em nível nacional, deve ser o novo ocupante da Casa Branca, segundo uma pesquisa divulgada hoje.

Os dados são da pesquisa do The New York Times e a cadeia de televisão CBS, feita entre 10 e 12 de novembro.

62% dos consultados afirmam que a incerteza quanto ao resultado das eleições presidenciais realizadas a 7 de novembro passado não é um problema, enquanto 35% consideram que é um "grande problema".

Por outro lado, 45% afirmaram que o número de votos obtidos em nível nacional é um indicador mais legítimo para designar o presidente, frente aos 39% que consideram que o número de grandes eleitores no Colégio Eleitoral _que elege o presidente_ é mais importante.

Em todo o país, Gore conta, segundo uma pesquisa da CBS, com 205.093 votos de vantagem sobre Bush, em um total de 101 milhões. Mas o candidato democrata não consegue a maioria de 270 grandes eleitores, necessária para se eleger presidente.

Gore tem no momento 262 grandes eleitores e Bush 246. A Flórida, que conta com 25 grandes eleitores no Colégio Eleitoral, é portanto o Estado chave: quem ganhar, será presidente.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página