Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2000 - 19h32

Definição de eleição na Flórida pode sair no sábado

Publicidade

da Reuters
em Tallahassee

Autoridades eleitorais da Flórida afirmaram hoje que vão analisar caso a caso se vão aceitar resultados das eleições depois do prazo que se encerra às 20h (horário de Brasília) desta noite.

Os votos, se aceitos, podem ser cruciais para a definição de quem venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Donna Blanton, representante da secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, disse a repórteres que Katherine espera poder divulgar o resultado definitivo da eleição na Flórida, depois do fim do prazo para a chegada dos votos que vêm do exterior, ou seja meia-noite de sexta-feira (17) (3h de sábado pelo horário de Brasília).

De acordo com Blanton, se a comissão de algum condado resolver enviar resultados depois de hoje, Katherine vai avaliar se aceita o pedido baseada nas circunstâncias de cada caso.

Uma decisão judicial manteve a determinação da secretária de Estado para que o resultado final da recontagem de votos nos condados chegasse a sua mesa até a hoje. Mas, de acordo com a decisão, os condados poderão enviar resultados depois disso, para que sejam analisados pelas autoridades. Elas podem até recusá-los, mas não sem uma justificativa.

Quem vencer a eleição na Flórida será declarado o novo presidente dos Estados Unidos. O candidato republicano, George W. Bush, venceu na primeira apuração, mas o democrata Al Gore espera que na recontagem a situação se reverta. Segundo dados não-oficiais, Bush liderava por apenas algumas centenas de votos.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página