Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2000 - 20h03

Conheça os principais personagens da batalha eleitoral na Flórida

Publicidade

da France Presse
em Washington

Muitos são os personagens _alguns famosos, outros desconhecidos_ que aparecem na batalha eleitoral que se desenvolve no Estado da Flórida, cujo resultado determinará o nome do próximo presidente dos Estados Unidos.

Conheça os principais nomes de cada lado: diplomatas, advogados e milionários.

JAMES BAKER
Emissário na Flórida do candidato republicano, George W. Bush, foi secretário de Estado de janeiro de 1989 a 1992. Advogado e milionário texano de 70 anos, foi estrategista eleitoral dos presidentes Ronald Reagan (1981-1989) e George Bush pai (1989-1993), secretário geral da Casa Branca e posteriormente secretário do Tesouro. Ultimamente, trabalhou nas Nações Unidas para tentar resolver o conflito dos saharauis com o Marrocos.


WARREN CHRISTOPHER
Emissário do candidato democrata, Al Gore, Christopher foi secretário de Estado durante a primeira presidência de Bill Clinton (1993-1997). Aos 75 anos, tem em seu currículo o acordo de paz de Dayton sobre a Bósnia, o primeiro aperto de mãos entre o falecido líder israelense Yitzhak Rabin e o palestino, Iasser Arafat, e o reatamento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Vietnã. Advogado e milionário, também negociou a liberação dos reféns americanos sequestrados em Teerã em 1981.

O grupo de Gore:

WILLIAM DALEY
Com 51 anos é chefe da campanha eleitoral desde julho. Este ex-secretário de Comércio, tático temível, deu um impulso à campanha de Al Gore. Seus adversários lembram que seu pai, o ex-prefeito democrata de Chicago, Richard Daley, foi acusado de manipular eleições. Irmão do atual prefeito da cidade.

MARK FABIANI e CHRIS LEHANE
Os 'comunicadores' da campanha de Gore. Fabiani, de 40 anos, e Lehane, de 33 anos, vêm da tropa de advogados que trabalharam com o presidente Clinton, particularmente durante o escândalo Lewinsky.


O grupo de Bush:

DON EVANS
Amigo fiel de Bush desde a infância, este texano de 54 anos, ex-engenheiro e presidente de uma companhia de petróleo, dirige a campanha de Bush.

KARL ROVE e KAREN HUGHES
São os comunicadores encarregados da estratégia de campanha de Bush. Rove, de 49 anos, o ajudou a ganhar o cargo de governador do Texas em 1994, e contribuiu para sua reeleição em 1998. Hugues, de 43, ex-jornalista, é a porta-voz de Bush desde Austin (capital do Texas).

Os personagens na Flórida:

KATHERINE HARRIS
Secretária de Estado (ministra do Interior) da Flórida, 43 anos, dirige o governo da Flórida e supervisiona as operações eleitorais. Abriu a controvérsia segunda-feira (13) ao fixar para a noite de hoje a data limite para a recontagem manual de votos. Os democratas acusam esta republicana de parcialidade em favor de Bush.

JEB BUSH
Irmão mais novo de George W. Bush e governador da Flórida, 47 anos. Manteve-se num discreto segundo plano desde que não pôde oferecer uma clara vitória em seu próprio Estado ao primogênito Bush para que chegasse sem problemas à Casa Branca.

Os juízes envolvidos:

DONALD MIDDLEBROOKS
Este juiz do distrito de 53 anos passou para a fama ontem ao recusar uma demanda dos republicanos de proibir a recontagem manual. Foi nomeado em 1997 pelo presidente Clinton.

TERRY LEWIS
Juiz do condado de Leon, este escritor de romances policiais deve decidir se mantém ou não a data limite para a recontagem manual das cédulas da Flórida.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página