Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2000 - 15h47

Legisladores propõem revisão do sistema eleitoral dos EUA

Publicidade

da AP
em Washington

Dois congressistas propuseram hoje uma ampla revisão do processo eleitoral norte-americano, como parte das numerosas idéias surgidas no Congresso, por causa do impasse na eleição presidencial que paralisou o trabalho legislativo.

Os representantes Peter DeFazio, democrata pelo Oregon, e Jim Leach, republicano por Iowa, apresentaram um projeto para a criação de uma comissão bipartidária de doze membros para estudar como assegurar melhor a integridade das futuras eleições federais.

A comissão examinaria assuntos tais como o Colégio Eleitoral, o registro de eleitores, os votos pelo correio, a tecnologia da votação, o desenho das cédulas, a possibilidade de realizar as eleições em um fim de semana e as reformas no financiamento das campanhas.

"É hora de reunir os estudiosos da constituição e os peritos em questões eleitorais para revisar o processo eleitoral e identificar os aspectos que justifiquem uma reforma, para impedir a confusão surgida este ano", disse DeFazio.

"O presidente Bill Clinton manifestou ontem que a disputa em torno do sufrágio da Flórida poderia impulsionar a reforma eleitoral."

"Creio que haverá muita pressão para melhorar a forma das cédulas e os métodos de votar, e para se ter normas mais claras em todo o país", disse Clinton, em declarações formuladas em Brunei, onde assiste a cúpula econômica da Ásia.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página