Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2000 - 16h48

Gore recorre à Justiça para manter recontagem na Flórida

Publicidade

da France Presse
em Tallahassee (EUA)

O vice-presidente e candidato democrata Al Gore impetrou hoje um recurso contra a decisão da secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, de recusar novas recontagens manuais de votos no Estado.

Ron Myer, integrante da equipe legal de Gore, impetrou a moção em um tribunal local para solicitar que se obrigue Harris a aceitar as recontagens tardias.

"Pleiteamos uma moção para que se aplique a sentença do juiz (Terry) Lewis", disse Myer, referindo-se à decisão do juiz da Flórida que manteve o prazo para o envío dos votos dos condados, mas deixou aberta a porta para a realização de eventuais correções.

Lewis manteve o prazo estabelecido por Harris para a remessa de votos, que expirou às 17H00 locais da última terça-feira (14), mas declarou que a funcionária, a maior autoridade eleitoral, poderia aceitar recontagens tardias.

No entanto, Harris anunciou à noite que recusará as apurações tardias e que validará no sábado os resultados da Flórida, depois que se contabilizem os votos enviados do exterior pelo Correio, cujo limite de recepção é a meia-noite (local) de amanhã.

O recurso de Gore pede que se declare nula a validação dos votos de Harris e indica que a secretária de Estado "abusou de sua discrição ao recusar o envio tardio para corrigir os resultados, antes de recebê-los".

Assim mesmo, solicita que os condados sejam autorizados a continuar a recontagem manual dos votos até o final, e que depois se permita que os resultados sejam incluídos no resultado final da Flórida.

O recurso indica que o resultado final na Flórida não deve ser anunciado até que a recontagem manual esteja concluída. Deste resultado depende a eleição presidencial norte-americana.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página