Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2000 - 21h49

Norte-americanos se dizem satisfeitos com campanha eleitoral

Publicidade

da France Presse
em Washington

Os norte-americanos estão mais satisfeitos com a campanha eleitoral deste ano do que com as anteriores porque a consideraram mais informativa, segundo um estudo publicado esta quinta-feira pelo Pew Research Center, um instituto de estudos independente.

"Mesmo com resultado incerto, a campanha de 2000 recebeu melhores qualificações do público que as recentes batalhas presidenciais", indica a pesquisa.

Mais de oito em cada 10 eleitores (83%) acreditam ter recebido informação suficiente durante a campanha, de forma a votar com total conhecimento de causa.

"Houve menos calúnias, mais discussões de fundo, e os debates (entre os candidatos presidenciais) foram mais úteis do que há quatro anos", segundo a maioria das 1.113 pessoas entrevistadas entre os dias 10 e 12 de novembro.

Ainda não se sabe quem ganhou a eleição. O candidato republicano George W Bush supera por apenas 300 votos na Flórida o democrata Al Gore. O vencedor nesse estado será o próximo presidente dos Estados Unidos.

Por outro lado, 87% dos entrevistados declararam que as grandes redes de
televisão, que inicialmente anunciaram a vitória de Bush durante a noite eleitoral de 7 para 8 de novembro, deveriam ter esperado a contagem de todos os votos para que fosse anunciado um vencedor.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página