Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2000 - 12h12

Juiz decide se recontagem em Palm Beach deve ser considerada

Publicidade

da France Presse
em Tallahassee (EUA)

A equipe do candidato democrata à Presidência dos EUA, Al Gore, tenta um novo recurso em um tribunal local de Tallahassee (Estado da Flórida) para que o resultado da recontagem em Palm Beach seja levado em conta.

Os democratas depositam muitas esperanças nestas novas contagens para ganhar votos e inverter assim a situação. O juiz Terry Lewis deve anunciar a sua decisão às 10h (13h de Brasília).

A Corte Suprema da Flórida autorizou a continuação da recontagem de votos, cruciais para os democratas, no condado de Palm Beach. A corte acredita que não existe impedimento legal para que a recontagem manual continue em Palm Beach, onde tinha sido suspensa.

Entretanto essa decisão da Justiça não especifica se a secretária de Estado da Flórida, a republicana Katherine Harris, deve levar em consideração a recontagem dos resultados preliminares anunciados na noite de terça-feira (14), que dão ao republicano George W. Bush uma vantagem de apenas 300 votos sobre o democrata Al Gore.

Por isso a decisão do juiz Terry Lewis é importante, embora, segundo especialistas, qualquer que seja o resultado, uma apelação deve ser apresentada pelo lado perdedor diante a Corte Suprema da Flórida. Esta pode levar vários dias para anunciar sua decisão, mas a Flórida quer divulgar os resultados amanhã.

Para os republicanos a decisão da secretária do Estado "não fez mais do que preservar o status quo que exige que a Flórida respeite as datas limites legais fixadas pelo Estado", declarou o representante de George W. Bush na Flórida, James Baker.

A recontagem em Palm Beach (cerca de 462 mil cédulas) que pode durar seis dias, foi retomada, assim como em Broward (588 mil cédulas), apesar da oposição de Harris. As recontagens têm previsão de terminar na próxima segunda-feira (20).

A comissão eleitoral do condado de Miami-Dade (620 mil cédulas) se reúne hoje para examinar um recurso dos democratas, contra sua decisão de interromper a contagem manual.

O resultado da contagem dos votos pelo correio, considerados majoritariamente republicanos, será anunciado amanhã. A data limite para receber os votos pelos correios, que podem decidir o nome do próximo presidente dos Estados Unidos, expira hoje à meia-noite.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página