Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2000 - 10h28

Corte Suprema da Flórida decide hoje se recontagem valerá

Publicidade

da Folha Online

O impasse da eleição presidencial norte-americana poderá chegar ao fim hoje com a audiência que se realizará hoje na Corte Suprema da Flórida, que decidirá se os votos contabilizados na recontagem manual em três condados do Estado serão validados.

A audiência, que será transmitida ao vivo pela televisão, tem previsão para começar às 14h (16h de Brasília) e as duas campanhas, representados pelos melhores advogados do país, disporão respectivamente de uma hora para apresentar oralmente seus argumentos diante de um público restrito de exatamente 28 jornalistas sorteados.

A Corte Suprema da Flórida é considerada como favorável aos democratas, considerando que seis dos sete juízes, incluindo o presidente da Corte, foram nomeados por ex-governadores democratas.

Dos três condados - Miami-Dade (o maior do Estado), Palm Beach e Broward - o condado de Broward é o único com previsão para terminar a apuração manual hoje. Miami-Dade deve iniciar sua contagem apenas hoje e pode terminar seus trabalhos em dezembro.

Votos do exterior
No último sábado (18), foram divulgados os resultados parciais da votação, contabilizados os votos vindos pelo correio do exterior. Como já se esperava, a maioria optou pela candidatura do republicano Geroge W. Bush, ampliando sua vantagem no Estado para 930 votos.

A Flórida, que conta com 25 votos no colégio eleitoral, é decisiva para se saber o nome do futuro presidente dos EUA. O democrata Al Gore está na frente no colégio com 267 votos contra 246 do republicano.

Parte das informações são da France Presse.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página