Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2000 - 14h30

Miami-Dade prossegue com a recontagem manual

Publicidade

da France Presse
em Miami

A recontagem manual dos votos presidenciais foi reiniciada hoje em Miami-Dade, o maior condado da Flórida, em meio a acusações de "manipulação" do processo feitas por membros do Partido Republicano.

Um porta-voz da comissão eleitoral indicou que a recontagem, iniciada ontem, foi retomada hoje às 8h locais (11h de Brasília), e está previsto que os 654 mil votos do condado devem ser reapurados até 1º de dezembro.

O candidato democrata Al Gore havia conseguido ontem uma vantagem de 46 votos quando foram recontados os votos de 67 das 614 seções eleitorais deste condado, informou a mídia norte-americana.

Mas os republicanos acusaram o comitê eleitoral de Miami-Dade de "manipular" a recontagem. "Isso é uma piada em nossa democracia", afirmou o congressista republicano de Ohio, David Hobson, falando à imprensa.

Um juiz de Miami deve pronunciar-se hoje sobre um novo recurso apresentado contra a recontagem manual pelos republicanos. No domingo passado, outro recurso similar foi rejeitado por um juiz do condado.

Dos 654 mil votos que devem ser recontados, cerca de 10.750 são considerados "duvidosos" já que não foram registrados pelas máquinas na eleição de 7 de novembro passado.

Estes votos estão sendo recontados de novo cuidadosamente pelo comitê eleitoral, integrado por três pessoas e uma máxima autoridade eleitoral do condado, sob a supervisão de observadores democratas e republicanos.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página