Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2000 - 20h41

União Européia quer avançar nas reformas dos Bálcãs em cúpula

Publicidade

da Reuters
em Zagreb (Croácia)

A UE (União Européia) e os líderes dos Bálcãs chegaram hoje em Zagreb para uma cúpula que pretende somar avanços à paz e à democracia no sudeste da Europa, depois de uma década de violência, conflitos étnicos e desgoverno.

Líderes de 15 Estados da UE, que estão reunidos na região pela primeira vez, irão sentar à mesa amanhã com os governantes da Croácia, Iugoslávia, Macedônia, Bósnia, Slovênia e Albânia e parabenizá-los pelo renascimento político da região.

Uma pacote de emergência e promessas de eventual integração ao clube da UE serão oferecidas como recompensa pela democratização contínua, estabilidade e melhorias econômicas na mais pobre região da Europa, por causa de guerras, corrupção e má gestão.

``A situação agora está tendendo a favor da paz, dando uma chance histórica para a construção da estabilidade e da prosperidade'', disse o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi.

O encontro irá focar o fortalecimento das relações econômicas e não irá se prender às questões territoriais não resolvidas, como o status final de Kosovo, cuja maioria étnica albanesa quer independência de Belgrado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página