Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2000 - 15h03

Diferença entre Bush e Gore cai para 408 votos; resultado sairá às 21h

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

Os últimos números das recontagens nos condados da Flórida, que devem terminar hoje, continuam apontando uma diminuição em relação à vantagem que o candidato republicano George W. Bush tem sobre o democrata Al Gore. Até o momento, a vantangem inicial que era de 930 votos a favor de Bush caiu para 408 votos.

A secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, vai divulgar o resultado final do Estado às 18h (21h no Brasil), uma hora mais tarde que o horário previsto (17h).

Independentemente de a vitória do Estado ser dada aos republicanos ou aos democratas, é pouco provável que a declaração possa ser considerada definitiva para qualquer um dos lados. Isto porque, tanto Gore como Bush pretendem levar a decisão da eleição presidencial do Estado da Flórida para as "mãos" da Suprema Corte Federal, a qual examinará, na próxima sexta-feira (1), as justificativas do republicano, que pede para que sejam anulados os votos das recontagens manuais.

Por outro lado, Gore _que perdeu a eleição na Flórida no dia 7 de novembro, perdeu novamente na recontagem automática e, até agora, está em desvantagem no total geral das recontagens manuais_, mesmo que seja declarado hoje o vencedor dos 25 votos do Estado, também não poderá comemorar, pelo menos até que a Suprema Corte dos EUA dê seu parecer sobre a apelação dos republicanos.

Além disso, amanhã, Gore apelará do resultado das recontagens manuais de alguns condados, incluindo Palm Beach e Miami-Dade _que interrompeu a contagem_, em um tribunal estatal, segundo informações de um porta-voz do candidato divulgadas pelas agências internacionais.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página