Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2000 - 22h49

Resultado oficial dá vitória na Flórida a Bush

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

A secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, acaba de declarar o republicano George W. Bush o vencedor dos 25 votos do colégio eleitoral da Flórida . Bush venceu o democrata Al Gore com uma vantagem de 537 votos.

Independentemente de a vitória do Estado ter sido dada a Bush, é pouco provável que a declaração possa ser considerada definitiva para qualquer um dos lados. Isto porque tanto Gore como Bush pretendem levar a decisão da eleição presidencial do Estado da Flórida para as "mãos" da Suprema Corte Federal, a qual examinará, na próxima sexta-feira (1), as justificativas do republicano, que pede para que sejam anulados os votos das recontagens manuais.

Por outro lado, Gore _que acumula a terceira derrota no Estado (perdeu a eleição na Flórida no dia 7 de novembro, perdeu novamente na recontagem automática e agora foi derrotado na recontagem manual)_, mesmo tendo sido declarado derrotado pela Justiça estadual da Flórida, só terá perdido realmente a Presidência quando a Suprema Corte dos EUA der seu parecer sobre a apelação dos republicanos.

Além disso, amanhã, Gore apelará do resultado das recontagens manuais de alguns condados, incluindo Palm Beach e Miami-Dade _que interrompeu a contagem_, em um tribunal estatal, segundo informações de um porta-voz do candidato divulgadas pelas agências internacionais.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página