Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2000 - 15h26

Bush prepara equipe de transição e Gore continua lutando

Publicidade

da AP
em Washington

O republicano George W. Bush já prepara a equipe de transição, afirmando que ficou muito honrado depois de ter sido proclamado vencedor na recontagem manual dos votos no Estado da Flórida. Mas, o seu adversário, o democrata Al Gore, promete continuar lutando nos tribunais.

O companheiro de chapa de Gore, Joseph Lieberman, disse que o partido mantém objeções sobre a recontagem dos votos nos condados de Miami-Dale, Palm Beach e Nassau.

Os advogados dos democratas enfrentam hoje uma batalha judicial no tribunal de Tallahassee, com o objetivo de apresentar uma impugnação contra os resultados finais da Flórida. Já os republicanos afirmam que os advogados de Bush lutarão agressivamente contra o recurso, mas não apresentarão apelações fora dos condados que o vice-presidente escolheu como campo de batalha: Palm Beach, Miami-Dale e Nassau.

"Isto é importante demais para ser decidido em um ambiente parcial", disse David Boies, advogado de Gore. O ex-secretário de Trabalho, o também democrata Robert Reich, no entanto, acha que Al Gore deveria entregar os pontos e reconhecer a vitória de Bush. "Tenho dúvidas se é inteligente o vice-presidente continuar impugnando os resultados da Flórida", afirmou.

Nas eleições primárias, Reich apoiou o rival de Gore, Bill Bradley. Mas, os democratas formaram uma frente bastante unida. Os principais líderes do partido viajaram para a Flórida para defender a postura do vice-presidente.

Em contrapartida, ex-secretário de Estado James A. Baker, falando em nome de Bush, disse que chegou a hora dos advogados irem para casa, para que a lei possa prevalecer.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página