Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2000 - 16h30

Kostunica pede ajuda da ONU e da Otan na Iugoslávia

Publicidade

da Reuters
em Viena

O presidente iugoslavo Vojislav Kostunica disse hoje que busca ajuda urgente da ONU e da Otan para restabelecer a segurança numa zona de fronteira com o Kosovo, onde atiradores de etnia albanesa mataram policiais sérvios.

Segundo Kostunica, os sérvios, minoritários na região tensa do vale de Presevo, vêm sofrendo ``limpeza étnica'' por parte de atiradores albaneses, e ``apenas uma pequena unidade'' de polícia sérvia equipada com armas leves restou para patrulhar a área, que tem grupos fortemente armados.

Em discurso feito aos ministros do Exterior da Organização para a OSCE (Segurança e Cooperação na Europa), de 55 membros, Kostunica disse que a violência está aumentando e ele está seriamente preocupado.

``A violência está passando para o sul da Sérvia, onde terroristas albaneses se estabeleceram (...). Eles intimidam sérvios e albaneses'', disse o presidente.

Kostunica disse a jornalistas que o acordo internacional que proíbe as forças de segurança sérvias de patrulharem a fronteira é falho e que as forças de manutenção da paz da Otan não conseguiram impedir a passagem dos extremistas.

Falando com jornalistas antes do discurso, o líder iugoslavo disse que o Acordo Militar Técnico de junho de 1999 entre a Otan e Belgrado tem falhas.

O acordo autorizou a entrada das forças de manutenção da paz, lideradas pela Otan, em Kosovo, e estabeleceu uma faixa de segurança de 5 quilômetros de largura em volta da Província, partindo da fronteira e adentrando a Sérvia.

Os guerrilheiros albaneses de Kosovo afirmam estar protegendo a população albanesa nas cidades e povoados do vale. A Sérvia vem angariando simpatia internacional para seu ponto de vista, segundo o qual os albaneses estariam querendo desencadear uma crise e forçar a separação de Kosovo da Iugoslávia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página