Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2000 - 23h02

Parlamentares da Flórida querem solução estadual para eleições

Publicidade

da Reuters
em Washington

O parlamento da Flórida, dominado por republicanos, pediu hoje à Suprema Corte dos EUA que deixe a decisão sobre a polêmica eleição presidencial realizada no Estado com os setores políticos do governo estadual.

Advogados do Senado e da Câmara estaduais disseram que as questões sobre o processo eleitoral na Flórida, se cumpriu ou não a lei, não são assuntos para serem julgados pelo mais alto tribunal do país.

Em vez disso, eles disseram que as questões políticas deveriam ser resolvidas primeiro pelo parlamento estadual ou pelo congresso dos EUA quando ele certificar os votos, em 6 de janeiro, decidindo se quem venceu a eleição presidencial deste ano foi Al Gore ou George W. Bush.

A Suprema Corte concordou em ouvir os argumentos do republicano Bush contra uma decisão do Supremo Tribunal da Flórida, que aceitou estender o prazo para que recontagens manuais de votos pudessem ser feitas no Estado.

O democrata Gore defende a decisão. A Suprema Corte norte-americana vai ouvir os argumentos de ambos os candidatos na sexta-feira (01).

Bush está na frente de Gore por 537 votos na Flórida, Estado que possui 25 votos no Colégio Eleitoral dos EUA e que é vital para a definição do próximo ocupante da Casa Branca.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página