Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2000 - 10h19

Luta de Gore pela Presidência se estende a cinco tribunais

Publicidade

da AP
em Washington

O democrata Al Gore luta pela recontagem manual rápida dos votos impugnados da Flórida para assegurar que "nenhum questionamento" recaia sobre o 43° presidente dos Estados Unidos. Um juiz já rejeitou uma apelação, mas os advogados dizem que vão recorrer mais uma vez. Já os republicanos acham que "é hora de dar um basta a tudo isso".

Enquanto a luta para chegar à Casa Branca foi levada a cinco tribunais, o vice-presidente, Al Gore, trata de acelerar os procedimentos para não cansar a opinião pública três semanas depois das eleições.

"Sete dias, a partir de hoje, para a recontagem total e precisa dos votos", disse Gore, pouco depois de seus advogados terem pedido ao juiz Sanders Sauls que ordene a recontagem de 13 mil votos impugnados em vários condados da Flórida.

O juiz marcou uma audiência para o próximo sábado (2 de dezembro) e ordenou que os votos e duas máquinas de votação sejam enviados a Tallahassee (capital da Flórida).

Os advogados do republicano George W. Bush atacaram o cronograma de Gore, alegando que precisavam de mais tempo para preparar a réplica. A decisão do juiz decepcionou os assessores de Gore. Eles estão convencidos de que a opinião pública se voltará contra o vice-presidente, se a decisão sobre o resultado das eleições se arrastar por mais tempo.

Os advogados de Gore analisam todas as opções legais para encontrar a maneira mais rápida de obter uma sentença favorável, apelando inclusive para a Suprema Corte de Justiça.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página