Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2000 - 22h33

Recontagem aponta mais 188 votos para Gore em Palm Beach

Publicidade

da France Presse
em West Palm Beach

O condado de Palm Beach, na Flórida, finalizou a recontagem manual dos votos das eleições presidenciais norte-americanas, três semanas depois da votação do dia 7 de novembro.

A recontagem manual do condado aponta que o candidato democrata Al Gore obteve um ganho de 515 votos em comparação com o resultado final da contagem mecânica, de acordo com os resultados apresentados hoje.

Já o total do candidato republicano George W Bush aumentou em 327 votos em relação ao original, e, dessa forma, a recontagem manual indica a vitória de Gore no condado de Palm Beach por uma diferença de 188 votos sobre o republicano.

No entanto, o resultado da recontagem manual não será considerado porque as autoridades encarregadas da operação não conseguiram entregar a declaração contendo esta contagem final no prazo estipulado pela secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, do dia 26 de novembro. Harris, republicana, certificou apenas os resultados entregues antes das 17H00 horas do último domingo (20H00 de Brasília).

Esta decisão é parte, agora, de uma complicada batalha legal, e se Harris for obrigada a revertê-la, Gore poderia ter alguma chance de passar Bush no Estado.

Estão em disputa na Flórida os 25 votos aos quais o estado tem direito no Colégio Eleitoral norte-americano, que elege o presidente no próximo dia 8 de dezembro. Quem ganhar na Flórida leva a presidência dos Estados Unidos.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página