Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2000 - 15h30

Gore entra com novo pedido de anulação de resultado da Flórida

Publicidade

da AP
em Tallahassee (EUA)

O vice presidente dos EUA Al Gore pediu hoje à Suprema Corte da Flórida que anule a certificação da vitória do republicana George W. Bush no Estado, e que permita mais recontagens manuais seletivas para chegar ao ponto crucial da eleição: quem teve mais votos.

Os democratas pediram ao tribunal que desconsidere a decisão do juiz estatal do condado de León, N. Sanders Sauls, que manteve a vantagem de 537 votos computados a Bush e se negou a ordenar uma nova recontagem dos 14 mil votos em disputa no Estado.

A equipe de Gore acredita que se fossem recontados os votos dos condados de Palm Beach e Miami-Dade, o vice-presidente teria vantagem sobre Bush e ganharia os 25 votos eleitorais do Estado.

Os advogados de Gore disseram aos sete juízes do tribunal, seis deles democratas, que a recontagem manual dos votos é a única maneira de conhecer quem foi o ganhador do Estado e, assim, da Casa Branca.

Sauls disse, na segunda-feira (4), que Gore não conseguiu demonstrar a real necessidade de adotar um recurso tão espetacular a ponto de anular a vitória de um candidato.

A equipe de Bush, que apresentará ainda hoje seus documentos, pedirá à Corte Suprema que confirme a decisão do juiz e ponha um ponto final na discussão sobre o caso.

Os argumentos verbais de cada candidato serão ouvidos amanhã, a partir das 10h (13h de Brasília).



  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página