Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2000 - 16h08

Gore espera resultado de três julgamentos decisivos hoje

Publicidade

da Reuters
em Washington

Mais de um mês depois da eleição presidencial dos Estados Unidos, o democrata Al Gore espera três decisões judiciais que podem pressioná-lo a desistir definitivamente da disputa _ou lhe dar novo fôlego na luta pela Casa Branca.

"O vice-presidente está concentrado, determinado", afirmou o secretário de imprensa Chris Lehane numa entrevista por telefone. "É um grande dia", disse à CNN Ron Klain, advogado e assessor de Gore. "Estamos um pouco ansiosos, mas muito esperançosos e otimistas."

Qualquer um dos três vereditos que podem sair hoje tem o potencial de mudar o curso da história, determinando quem será o novo presidente norte-americano.

A decisão da Suprema Corte da Flórida sobre a validade da recontagem manual em três condados é vista como chave para as esperanças de Gore. Ele acredita que as recontagens reverteriam a vantagem de 537 votos que o republicano Bush teve sobre ele na Flórida. Quem vencer nesse Estado será o novo presidente.

Os advogados de Gore indicaram que não vão apelar contra a decisão da Suprema Corte da Flórida, que pode sair hoje.

Mas a equipe de Gore também afirmou que, se o veredito da Suprema Corte da Flórida for contrário aos democratas, Gore não vai desistir até a decisão de dois juízes, que também devem sair hoje, nos condados de Seminole e Martin.

Os democratas pediram aos dois juízes que desconsiderassem cerca de 25 mil votos enviados do exterior, porque republicanos preencheram na apuração dados que faltavam nas cédulas.

Como a maioria dos votos do exterior foi favorável a Bush, se eles forem invalidados a vantagem pode se reverter a favor de Gore, dando-lhe a Casa Branca.

De todo modo, se qualquer uma das três decisões for favorável a Gore, Bush deve recorrer.

E os democratas, por sua vez, devem recorrer à Suprema Corte da Flórida se perderem nos condados de Seminole e Martin.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página